quinta-feira, 26 de maio de 2011

Orçamento Criação de Site - Parte I

Olá pessoal, sou Luiz Fabiano, dono da agência LWE Criação de Sites, tudo bem com vocês? Gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência com os webmasters, clientes, parceiros e principalmente as pessoas/empresas que estão querendo construir seus websites.

Importante salientar que cada um tem sua maneira de fazer orçamento de um site e nós da LWE Criação de Sites temos a nossa. Alguns, não se preocupam com alguns detalhes dos quais nós nos preocupamos, eles visam apenas a construção do website, pegando a logomarca do cliente, criando um layout atrativo e pronto. Outros, nem isso! Aproveitam que a grande maioria dos clientes são leigos, compra um site pronto (chamados de templates) e trocam apenas a logomarca e as cores do mesmo e "insere" a contratante no mundo virtual.


Pensamos que para o desenvolvimento de um site, o principal e ponto chave do negócio é entender o que o seu futuro cliente faz e ou vende. Sem esse entendimento é impossível, primeiro que o website de certo, segundo dar um orçamento de criação coeso e honesto.

Desde que inciei na área em 2006, procurei sempre entender o que meu futuro parceiro faz do que propriamente dar o valor da construção do site. Em cima do que se quer é que podemos elaborar um plano de trabalho, sabendo quanto tempo iremos gastar para as etapas do projeto que abaixo nomearei e falarei de uma por uma nas próximas "blogadas":

  1. Entender como funciona, o que faz e vende e como ele pretende inserir-se no mundo online;
  2. Criação do layout do site;
  3. Adequação do layout feito às mudanças solicitadas pelo parceiro;
  4. Solicitar e revisar todo material estático do site enviado pelo cliente;
  5. Criar os arquivos xhtml, validá-los junto a W3C e inserir o conteúdo enviado;
  6. Criar e/ou instalar os softwares de geração de conteúdo dinâmico no servidor e dar o treinamento para os responsáveis por sua alimentação;
  7. Integrar o sistema de conteúdo ao website;
  8. Fazer a revisão final do site, conferindo se todos os links estão funcionando e publicar o site;
  9. Iniciar o trabalho de webmarketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário